Em homenagem ao seu 40º aniversário, a marca italiana não apenas realizou um show excepcional, mas estendeu a celebração por vários dias. Durante esse tempo, Dolce e Gabbana não só apresentaram a coleção de alta-costura Dolce & Gabbana Alta Moda, mas também surpreenderam os convidados com a apresentação de joias magníficas: brilhantes e ousadas como a própria casa. As estrelas e influenciadores mais famosos participaram dos shows em Alberobello. A cidade, aliás, é Patrimônio Mundial da UNESCO e a principal inspiradora do desfile de alta-costura.
Você pode ver que Dolce & Gabbana desta vez mostrou uma coleção muito “modesta” para seus próprios padrões. Não era contido e prim, mas claramente tinha muito menos cores do que o habitual. Mas havia texturas magníficas de vestidos feitos de palha e rendas finas, saias com crinolina e combinações feitas à maneira de guardanapos de malha. Alguns modelos mostravam enormes chapéus em forma de cone que lembram os telhados das casas trulli. A propósito, algumas paisagens da Puglia foram estampadas em vestidos: habilmente feitos de pequenos pedaços de tecido, eles acabaram parecendo um artesanato de papel.
Claro, não foi sem as combinações de renda favoritas dos fãs da casa, espartilhos sensuais e saias de chiffon fluidas. Mas desta vez a dupla de designers contou com a habilidade dos artesãos. Desde os tempos antigos, os moradores desta região teceram cestos de palha em ruas estreitas, fizeram freios com couro e até esculpiram brinquedos infantis a partir de folhas de cacto. A passarela do desfile mais autêntico, segundo os designers, foram as ruas da cidade. Acabou por ser uma verdadeira história italiana, contada através do prisma de toda a região.
Dando uma primeira olhada na linha de joias, pedras coloridas adornam abundantemente colares, brincos maciços e pulseiras. Atenção especial deve ser dada às cruzes, que há muito são a marca registrada da marca italiana. Refletem, como sempre, a adesão às tradições, a humildade e, ao mesmo tempo, o luxo. Já não é tanto um símbolo de fé como um sinal do património histórico de Dolce e Gabbana.
Confira o desfile completo:
