A Louis Vuitton segue apostando na Web3 com um novo colecionável digital (NFT). É o VIA Tile Trunk, um baú virtual em miniatura criado por Nicolas Ghesquière, diretor criativo das coleções femininas da principal marca do grupo LVMH.
Ele se baseou no modelo de sua mini bolsa em forma de baú, que foi mostrada no desfile de Primavera-Verão 2024, em setembro. Este NFT, que custa 6.000 euros, é exclusivo para os clientes VIA da marca, programa que foi lançado em junho de 2022. Este é o primeiro grande projeto da Web3 feito diretamente pela marca, que nunca havia vendido produtos digitais antes.
Antes disso, a Louis Vuitton tinha feito apenas algumas parcerias com o mundo dos e-sports, como o jogo League of Legends em 2019, e com o jogo Louis The Game, lançado em 2021, com uma primeira série de NFTs, que não foram vendidos. A Louis Vuitton quer atingir um novo público de clientes com a VIA, um projeto de 360 graus que envolve suas equipes de digital, comunicação, vendas e jurídico.
A Louis Vuitton decidiu criar “uma nova jornada que combina o melhor dos dois mundos, o da Web 3 e o da marca”, entre as dimensões digital e física. “O principal desafio é ampliar a experiência dos clientes na loja para um mundo sem fronteiras entre o físico e o digital”, diz Agnès Vissoud, diretora de inovação digital, no site da marca.
Em junho passado, foi lançado o VIA Malle Trésor, que custa 39.000 euros e tem uma edição limitada de poucas centenas. Este baú dá acesso a novos produtos e experiências em edições limitadas, com lançamentos imersivos. “O mundo da VIA revela seus tesouros por meio de uma série de chaves digitais que os donos de um Baú do Tesouro podem comprar. Com essas chaves, é possível desbloquear os novos itens colecionáveis inéditos da marca”, explicou a Louis Vuitton quando lançou este projeto super exclusivo.
Todos os itens colecionáveis digitais têm um produto físico associado, que os donos de NFT podem comprar. No caso do modelo VIA Tile Trunk, feito por Nicolas Ghesquière, sua versão física estará disponível em março de 2024.
A ideia é oferecer dois ou três desses produtos por ano, pelo menos pelos próximos três anos, afirma a Louis Vuitton em seu site. O primeiro lançamento foi em julho, com as bolsas Speedy 40 VIA, feitas por Pharrell Williams, diretor criativo das coleções masculinas.
