Puma aposta na reciclagem de tecidos com RE:FIBRE e cria camisas de futebol sustentáveis

A Puma, uma das maiores marcas de esportes do mundo, está investindo mais na RE:FIBRE, uma inovação que recicla tecidos de forma sustentável e reduz a dependência do plástico na indústria. A partir de 2024, todas as camisas oficiais de futebol dos clubes e seleções patrocinados pela empresa alemã serão feitas com RE:FIBRE, uma tecnologia que transforma roupas velhas e resíduos de poliéster em novos tecidos de qualquer cor.

A empresa já havia lançado um projeto piloto em 2022, usando RE:FIBRE para fabricar camisas de treino recicladas para seus times de futebol. Ela também usou a tecnologia para fazer as camisas da Suíça e do Marrocos para a Copa do Mundo Feminina.

Em 2023, as camisas oficiais de futebol da Puma para os torneios Euro e Copa América serão feitas com RE:FIBRE, que aproveita qualquer material de poliéster – desde sobras de produção até produtos defeituosos e roupas usadas – para criar novos tecidos.

O processo RE:FIBRE consiste em quatro etapas: coleta e separação dos materiais, trituração e mistura, fusão do poliéster triturado e remoção dos corantes antigos por meio de um processo de reciclagem química. A fusão permite que novos polímeros sejam produzidos e fiados para fazer “tecido RE:FIBRE tão bom quanto novo, que pode ser reciclado continuamente”.

“Queremos que todo o nosso poliéster venha de resíduos têxteis”, disse Anne-Laure Descours, Diretora de Fornecimento da Puma. “O acúmulo de resíduos têxteis nos aterros sanitários é um problema ambiental. “Repensar a forma como produzimos e avançar para um modelo de negócio mais circular é uma das principais prioridades da nossa estratégia de sustentabilidade.”

A Puma também fez um vídeo com imagens geradas por computador para mostrar aos consumidores como funciona o processo RE:FIBRE, até o nível molecular. Isso faz parte do seu objetivo de tornar as suas iniciativas de sustentabilidade “mais simples para que todos possam interagir”.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.