No sábado, 9 de dezembro, o Ponto Firme mostrou sua collab com o designer suíço Kevin Germanier no mezanino do Edifício Copan, em São Paulo, com o apoio da São Paulo Fashion Week. O evento foi marcado pela coleção de festas criada por Gustavo Silvestre, usando paetês ecológicos, tecidos reciclados e peças do acervo de Germanier, que já vestiu famosas como Ivete Sangalo, Lady Gaga, Björk e Taylor Swift. Os paetês foram pintados e modelados manualmente, e costurados individualmente, com os fios Cordonê da Círculo, sobre tecidos e crochês.
O desfile também exibiu o trabalho de oito alunos do Ateliê-Escola Ponto Firme, que contou com a parceria da têxtil Círculo. Além disso, alguns acessórios foram feitos pelos jovens do Artesanato Chave, um grupo de moda que reúne artesãos da periferia de São Paulo e que produz bonés e chapéus de crochê.
O styling foi de Dudu Bertholini e a trilha sonora de Ad Ferreira, trazendo a atmosfera das festas eletrônicas dos anos 2000. O desfile contou com a presença de modelos plus, asiáticas e trans na passarela.
“Foi uma alegria trazer a collab do Ponto Firme com o Kevin Germanier para o Brasil, especialmente com esse trabalho, que reflete a nossa cultura tão rica e diversa. Continuamos firmes no nosso propósito de usar o crochê para a transformação social, unindo a questão ambiental, explorando novas formas de reutilizar materiais descartados e dando-lhes um novo significado na moda. Esse desfile, assim como os outros nove que já fizemos pelo São Paulo Fashion Week, representa o sonho e a esperança de muitas pessoas envolvidas na criação de cada peça e é um grande orgulho poder participar e acompanhar cada passo dessas pessoas com tanto talento artístico e manual”, disse Silvestre.
