Depois de perder o seu contrato com a Adidas por causa de comentários antissemitas que geraram uma grande polêmica na mídia, o rapper e empresário americano Kanye West está pronto para relançar a sua marca Yeezy. Ele revelou em um tweet em 13 de dezembro que o designer russo Gosha Rubchinskiy será o novo diretor de design da Yeezy.
“A Yeezy recebe hoje Gosha Rubchinskiy como o seu novo líder de design. Este renomado designer russo se junta à Yeezy, a marca líder de música e moda do mundo, em um momento histórico para o design”, diz Kanye West.
Gosha Rubchinskiy é famoso pelas suas roupas masculinas que misturam a cultura do skate, a juventude russa e a cultura pop ocidental. Ele lançou a sua marca em 2008 e logo se tornou uma das principais referências da moda soviética, junto com Demna (de origem georgiana), cofundador da Vetements e atual diretor de criação da Balenciaga, entre outros. O designer, que tem 39 anos, colaborou nos últimos dez anos com marcas de renome mundial como Burberry e a Adidas.
No entanto, ele também é uma figura controversa. Em 2018, ele foi acusado de assédio sexual a menores e anunciou no Instagram o fim da sua marca, pelo menos como era conhecida, com grandes mudanças para o futuro. Desde então, a marca tem ficado em segundo plano. O seu designer trabalhou com a Diesel e se dedicou a projetos fotográficos. Às vésperas de completar 40 anos, o designer parece querer voltar aos holofotes.
Nesta semana, Gosha Rubchinskiy também anunciou o renascimento da marca que leva o seu nome. Ele compartilhou uma história nas suas redes sociais com um fundo preto onde declarou: “Estamos felizes em apresentar a nova direção da marca de moda Gosha Rubchinskiy como uma força criativa independente. Deixando para trás a família Comme des Garçons e Rassvet, a nossa marca está seguindo o seu próprio caminho. Sob a direção criativa de Gosha, estamos prontos para embarcar em novos e empolgantes projetos que refletem o nosso espírito independente e dinamismo criativo. Estamos agradecidos pelo apoio constante da nossa comunidade que alimenta a nossa jornada”.
O site da marca também foi lançado com a opção de cadastro para acompanhar as próximas etapas do renascimento, seguindo a estratégia usada recentemente por Phoebe Philo.
Para dar esse novo impulso, o designer terá encontrado novos apoiadores financeiros. As marcas Gosha, PACCBET (Rassvet) e GR Uniforma faziam parte anteriormente do grupo Comme des Garçons e foram transferidas para a sua entidade Dover Street Market. Parece, então, que Gosha Rubchinskiy conseguiu um acordo para operar fora do domínio controlado pela empresa de Rei Kawakubo e Adrian Joffe.
