Na terça-feira, 2 de julho, a LVMH, o maior conglomerado de luxo do mundo, apresentou seus ternos ecológicos para os portadores de medalhas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris. Além disso, anunciaram um grande desfile da Dior na cerimônia de abertura, marcada para 26 de julho. Essa colaboração entre moda e sustentabilidade promete marcar presença nos Jogos.
Os ternos ecológicos serão usados pelos portadores de medalhas durante as cerimônias de premiação. Inspirados no estilo da Belle Époque de 1924, esses trajes unissex incluem calças largas bege feitas com tecidos reciclados, camisas pólo brancas soltas e bonés Gavroche. A startup francesa Weturn, certificada pela B Corp, forneceu os materiais para essas peças, que podem se tornar itens de colecionador.
Além dos ternos, a LVMH está envolvida em várias facetas dos Jogos. A marca de roupas masculinas Tony Berluti é responsável pelos trajes cerimoniais dos atletas franceses, enquanto a Louis Vuitton criou os baús para medalhas e tochas. As medalhas em si foram desenhadas pela joalheria Maison Chaumet.
O presidente dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Tony Estanguet, destacou a importância dessas cerimônias para os atletas e a oportunidade única de compartilhar experiências inesquecíveis. E, de forma inteligente, a Louis Vuitton fornecerá bandejas com seu distintivo monograma para transportar cada uma das três medalhas (ouro, prata e bronze), contornando as restrições de publicidade da Carta Olímpica. Antoine Arnault, responsável pela “Imagem e Ambiente” da LVMH, brincou sobre o reconhecimento cultural dessas bandejas durante uma coletiva de imprensa.
Bernard Arnault, CEO do império de artigos de luxo LVMH, destacou os benefícios econômicos do patrocínio ativo da empresa, estimado em cerca de 100 milhões de euros. No entanto, ele ressaltou que o volume de negócios das lojas de luxo nas cidades-sede dos Jogos Olímpicos não sofreu alterações significativas. Para Arnault, o impacto na imagem da LVMH é o fator mais relevante.
Além disso, a Möet et Chandon, marca do grupo, será a fornecedora oficial de champanhe durante os Jogos. A LVMH também criou três zonas de hospitalidade exclusivas: La Maison LVMH, Le Club France e Le Parc des Champions, todos localizados sob a icônica Torre Eiffel. Essa presença estratégica garantirá que a LVMH esteja envolvida em todos os momentos-chave das Olimpíadas, que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto
