Segundo Maior Diamante do Mundo Encontrado em Mina de Botsuana

Um diamante colossal de 2.492 quilates, o segundo maior do mundo, foi encontrado em Botsuana, conforme anunciado pela mineradora canadense Lucara Diamond Corp. na quinta-feira. A descoberta ocorreu na Mina de Diamantes Karowe, localizada no nordeste do país, utilizando tecnologia de detecção por raios X.

A Lucara não divulgou o valor ou a qualidade da pedra, mas em termos de quilates, ela só perde para o Diamante Cullinan, de 3.016 quilates, descoberto na África do Sul em 1905.

“Estamos extasiados com a recuperação deste extraordinário diamante de 2.492 quilates”, afirmou William Lamb, presidente da Lucara, em comunicado.

As imagens divulgadas pela empresa mostram que o diamante é do tamanho da palma de uma mão.

Esta descoberta, descrita como “um dos maiores diamantes brutos já encontrados”, foi possível graças à tecnologia de recuperação de mega diamantes por raios X, instalada pela empresa em 2017 para identificar e preservar diamantes grandes e valiosos.

O presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi, deve ver a pedra ainda na quinta-feira. O governo local confirmou que é o segundo maior diamante do mundo.

Tobias Kormind, diretor da joalheria online 77 Diamonds, afirmou que este é o maior diamante bruto encontrado desde o Cullinan, cujas partes adornam as joias da coroa britânica.

“Esta descoberta é em grande parte devido à tecnologia moderna que permite extrair diamantes maiores sem quebrá-los. Portanto, provavelmente veremos mais descobertas como esta”, comentou Kormind.

Botsuana é um dos maiores produtores de diamantes do mundo, sendo esta a principal fonte de renda do país, representando 30% do PIB e 80% das exportações.

Antes desta descoberta, o maior diamante encontrado em Botsuana foi uma pedra de 1.758 quilates, extraída pela Lucara na mina Karowe em 2019 e chamada Sewelo. Em 2021, a Lucara encontrou outro diamante de 1.174 quilates usando a mesma tecnologia de raios X

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.