Se você se sente preso em um ciclo de conversas superficiais com seu parceiro, talvez seja hora de aprofundar a conexão. Sabemos que conversas íntimas podem ser intimidantes, mas elas têm o poder de transformar seu relacionamento. É por isso que estamos nos inspirando na sabedoria do Instituto Gottman, que dedicou décadas a estudar relacionamentos.
“Conversas profundas e íntimas permitem que você conheça seu parceiro em sua essência e se sinta conhecido por ele. É por meio desse sentimento de ser visto e verdadeiramente compreendido que nós, como humanos, nos sentimos conectados”, afirma Kimberly Panganiban, terapeuta de casais certificada pelo Gottman.
Lembre-se, você está construindo uma ponte, não um muro. Kimberly compartilha algumas dicas para te ajudar a navegar por essas conversas:
As três regras das conversas íntimas:
- Nomeie seus sentimentos: “Isso significa identificar e expressar a emoção que você está sentindo (como feliz, triste, surpreso, rejeitado, etc.)”, explica Kimberly. “Compartilhar suas emoções convida seu parceiro a entrar no seu mundo interior, no que está acontecendo abaixo da superfície.”
- Faça perguntas abertas: “Perguntas abertas envolvem ouvir seu parceiro, mostrar curiosidade pelo que ele está dizendo e fazer perguntas que explorem seus pensamentos e sentimentos em um nível mais profundo”, diz Kimberly. “Por exemplo, ‘O que mais você está sentindo?’ ou ‘O que você realmente deseja?’ dão ao seu parceiro um espaço seguro para se expressar e compartilhar isso com você. Seja curioso, não crítico.”
- Demonstre empatia: O objetivo aqui é a compreensão, então deixe a resolução de problemas de lado. “Demonstrar empatia significa se colocar no lugar do seu parceiro e entender o que ele está dizendo ou sentindo”, explica Kimberly. “Em seguida, comunique que o que ele está dizendo faz sentido para você. Frases como ‘Isso parece difícil’ ou ‘Uau, isso é complicado’ podem ajudar muito seu parceiro a se sentir visto, compreendido e conectado a você.”
Kimberly acrescenta que a reflexão também é poderosa. “Se você não consegue pensar em uma pergunta ou não tem certeza de como expressar empatia, simplesmente repita o que você entendeu que seu parceiro disse. Isso os ajuda a se sentirem ouvidos e aprofunda sua própria compreensão.”
Viu? Não é tão difícil quanto parece.
Lembrete: Enquanto você cultiva um relacionamento profundo e saudável, não se esqueça da proporção mágica que pode fortalecer seu relacionamento e de como lidar com conflitos de forma saudável.
:: Poosh.com
