A peça mais icônica do universo da moda, a bolsa Birkin original de Jane Birkin, está sendo leiloada pela Sotheby’s pela primeira vez em 25 anos. Criada em 1984 após um encontro casual durante um voo da Air France com o então CEO da Hermès, Jean‑Louis Dumas, a bolsa nasceu da preferência da artista por modelos maiores e rapidamente se tornou lendária.
A bolsa, que traz marcas de uso como arranhões e vestígios de adesivos, apresenta uma alça de ombro que não foi incluída nas versões comerciais subsequentes. Essa característica adiciona um valor único à peça, que permanece nas mesmas condições em que foi utilizada pela última vez por Jane Birkin.
Antes de ser vendida, o item ficará em exposição na loja principal da Sotheby’s em Nova York, de 6 a 10 de junho, e em galerias em Paris, de 3 a 9 de julho. Vale lembrar que a bolsa já foi exibida publicamente apenas duas vezes, primeiramente no Museu de Arte Moderna de Nova York em 2018 e, posteriormente, no Museu Victoria & Albert, em Londres.
Jane Birkin, que doou a bolsa para a Association Solidarité Sida em 1994 antes de sua aquisição, por uma colecionadora parisiense, Catherine Benier, faleceu em 2023. Morgane Halimi, chefe global de bolsas e moda da Sotheby’s, ressalta que a peça é singular e pode quebrar recordes em leilões, elevando o mistério sobre quem será o novo dono e qual valor será alcançado.
